Centro Avançado de Tecnologias em Genômica

O Centro Avançado de Tecnologias em Genômica - CATG é um laboratório do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP). O CATG foi criado em julho de 2008, e é coordenado pelo Prof. Dr. Sergio Verjovski-Almeida. O laboratório tem a finalidade de integrar as atividades de seqüenciamento em larga-escala de DNA com as atividades de bioinformática, para permitir o melhor uso do seqüenciador de DNA de nova geração 454 GS FLX da Roche aqui instalado.

O seqüenciador foi adquirido em julho de 2008 pelo Departamento por meio de um projeto de pesquisa financiado pela FINEP. Este financiamento apóia quatro projetos de pesquisa, que integram o núcleo inicial de atividades do CATG. São eles os projetos cana-de-açúcarSchistosoma mansoniLeishmania braziliensis e câncer humano. Estes projetos envolvem a colaboração de diversos pesquisadores, em diferentes Institutos da Universidade de São Paulo, e em outras Universidades do país. Cada um destes projetos conta com financiamento específico adicional, obtido pelos respectivos líderes de pesquisa envolvidos no trabalho, especialmente financiamentos da FAPESP e do CNPq.

Veja a descrição dos projetos de pesquisa em outras páginas deste site.

O CATG prestará serviços de seqüenciamento de nova geração para laboratórios interessados, através da Central Analítica do IQ-USP. Veja a descrição dos serviços fornecidos pelo CATG na página de serviços deste site.