USP
Universidade de São Paulo

Mestrado Profissional em Tecnologia em Química e Bioquímica

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

MESTRADO PROFISSIONAL DO IQUSP “TECNOLOGIA EM QUÍMICA E BIOQUÍMICA”

O Programa de Pós-Graduação insere-se na modalidade de Mestrado Profissional, regulamentado pela Portaria Normativa No 7, de 22 de Junho de 2009, do Ministério da Educação.

O programa proposto tem como objetivo principal a formação continuada em nível de Pós-Graduação stricto sensu de profissionais Químicos, Bioquímicos, Biólogos, Farmacêuticos e de outras áreas afins, atuantes no mercado de trabalho, para a capacitação de recursos humanos qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora, visando atender demandas profissionais do mercado de trabalho para o desenvolvimento sócio-econômico e científico-tecnológico do país.

A região da grande São Paulo tem um parque industrial de grande relevância nacional. A proximidade geográfica e a necessidade de melhorarmos o nível do profissional destas áreas compõem um cenário propício para o envolvimento do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP) numa frente de trabalho moderno de cooperação entre a academia e indústria. O Mestrado Profissional é um caminho para que este trabalho se concretize de forma fundamentada e criteriosa. O IQ-USP abriga os programas de pós-graduação em Química e Bioquímica, oferecendo mestrado e doutorado acadêmicos. Estes programas formaram ao longo dos 40 anos de existência mais de 2.500 mestres e doutores, os quais podem ser encontrados em grande parte na função de docentes em universidades públicas e privadas. A proposta do Mestrado Profissional “Tecnologia em Química e Bioquímica” visa expandir o papel do IQ-USP no aperfeiçoamento de pessoal de nível superior atuante no setor produtivo.