USP
Universidade de São Paulo

Livro Didático para Graduação

Foi publicado pela Edgard-Blucher livro didático para graduação

Nos 22 capítulos desta obra, os autores, pesquisadores de renomadas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, da Argentina, de Portugal e do Peru, abordam de maneira didática parte expressiva das operações unitárias que compõem os processos empregados no isolamento de biomoléculas, nas escalas industrial e laboratorial. Dedica-se um capítulo aos métodos de quantificação e caracterização das biomoléculas e às técnicas para estabilização de enzimas, necessárias à manutenção da atividade dessas proteínas. Moléculas de elevado interesse como anticorpos monoclonais, peptídeos e plasmídeos mereceram capítulos exclusivos. No que tange à forma de condução das operações, foram contempladas a cromatografia multimodal e a aplicação do regime contínuo às operações unitárias quando esse regime apresenta viabilidade operacional. Por fim, e não menos importante, destaca-se a importância didática da obra em vista dos exemplos industriais, exercícios resolvidos e extensa bibliografia.

O público-alvo deste livro são alunos de cursos de graduação em Engenharia Química e de Alimentos, mas outros graduandos (Química, Farmácia, Bioquímica, Biotecnologia, Biologia, p. ex.) se beneficiarão do seu conteúdo.

O grupo de pesquisa do Lab. Química de Peptídeos, Depto. de Bioquímica-IQUSP, contribuiu com o capítulo 21 (M.T. Machini & C.W. Liria, Fundamentos para produção, purificação e caracterização de peptídeos de interesse biotecnológico, 701-727).

O livro já está disponível em formato Digital e em breve na versão impressa; consiste na versão revista e ampliada da 1a edição, publicada em 2005. Tem ISBN: 9788521219460. Em breve será lançada a versão correspondente em espanhol. Participamos do processo e contribuímos com um dos capítulos.

Purificação de Produtos Biotecnológicos - Editora Blucher.pdf