Bolsa de Pós-doutorado pela FAPESP

Bolsa de Pós-doutorado pela FAPESP no Laboratório de Pesquisa em Processos Redox na Inflamação, Departamento de Bioquímica, Instituto de Química, Universidade de São Paulo, São Paulo. Título do projeto: Oxidação do ácido úrico na inflamação e sua implicação na sepse.

O projeto em questão investigará a correlação entre os níveis de ácido úrico, a oxidação do ácido úrico e a progressão da septicemia. Nosso grupo demonstrou recentemente que o ácido úrico é eficientemente oxidado pela enzima pró-inflamatória mieloperoxidase produzindo intermediários oxidantes que podem atuar na progressão da inflamação. Além disso, a oxidação do ácido úrico pela enzima diminui a produção de ácido hipocloroso e, consequentemente, a capacidade microbicida das células inflamatórias contra a bactéria Pseudomonas aeruginosa. Desta forma, os níveis plasmáticos de ácido úrico e os produtos de sua oxidação podem ser importantes marcadores para monitorar a progressão da sepse. Se confirmada a participação do ácido úrico e sua oxidação na sepse, uma terapia que diminua os níveis de ácido úrico nestes pacientes poderá ser proposta. Este projeto será realizado em colaboração com a Profa. Lucia Conceição Andrade do Departamento de Nefrologia, Hospital das Clínicas, USP. Para o desenvolvimento do projeto serão realizadas análises das amostras plasmáticas por espectrometria de massas e análises estatísticas para investigar se há correlação com os demais dados clínicos. Maiores detalhes as pesquisas realizadas em nosso grupo podem ser encontrados em http://www2.iq.usp.br/docente/flaviam/. Os candidatos poderão se inscrever até 20 de Agosto de 2020 através do envio de um CV resumido, uma carta de intenção e uma carta de recomendação para flaviam@iq.usp.br. Os requisitos para assumir bolsa FAPESP estão descritos em http://www.fapesp.br/bolsas/pd#3.4  A seleção final será divulgada até 20 de Setembro. Após a seleção os documentos serão enviados à FAPESP para aprovação com previsão do início das atividades para Novembro/Dezembro.