USP
Universidade de São Paulo

CITÔMETRO DE FLUXO (FACS - FLUORESCENCE ASSISTED CELL SORTER)

Responsável:  Prof. Robert Ivan Schumacher 

Técnicos: Adriana Yamaguti Matsukuma e Wilton José da Rocha Lima 


Telefone: 3091-9043

Local que está Instalado: Bloco 9 inferior, sala 908


Quais são as funcionalidades:
  Técnica utilizada para contar, examinar e classificar partículas microscópicas suspensas em meio líquido em fluxo. Permite a análise de vários parâmetros simultaneamente, sendo conhecida também por citometria de fluxo multiparamétrica. Através de um aparelho de detecção óptico-eletrônico são possíveis análises de características físicas e/ou químicas de uma simples célula. 

Suas principais aplicações são em hematologia usada em diagnósticos e terapias em diversas doenças. Em cancerologia, na detecção e análise de células tumorais. Em imunologia, detectando ou identificando sub-tipos de células implicadas na imunidade. Análise de ciclo celular através do  conjunto de acontecimentos bioquímicos e morfológicos que são responsáveis pela proliferação celular são algumas de suas possibilidades de uso.
 


Como deve ser feito o agendamento
: No citômetro o agendamento deve ser feito pelo próprio usuário (veja link abaixo). É preciso que seja criada uma senha e nome de usuário para que se tenha acesso a agenda, para isso é preciso entrar em contato com um dos técnicos responsáveis por telefone (3091-9043), pessoalmente ou através de mensagens eletrônicas (wjrlima@iq.usp.br ou amatsuku@iq.usp.br ).

  

Necessita de Treinamento:  Quando é solicitado o status de usuário avançado, o  treinamento é necessário e será agendado com os técnicos, além do aval  do Prof. Fábio Forti. 

Características do Equipamento: O IQ possui 2 Citômetros de Fluxo: 
i) Beckman Coulter modelo FC500 MPL.   Esse equipamento possui 2 lasers que podem excitar a amostra em 488 nm ou 633 nm, que permite a leitura de 5  cores e 7 parâmetros.  Os usuários deverão trazer as amostras em tubos apropriados (7,5 cm  x 1cm) com volume compatível com o experimento desejado. Uma prévia  conversa com os técnicos antes da primeira análise é altamente recomendada.

ii) BD - FACS - Verse. Esse equipamento possui 2 lasers que podem excitar a amostra em 488 nm ou 633 nm, que permite a leitura de 6  cores e 8 parâmetros. Os usuários deverão trazer as amostras em tubos apropriados (7,5 cm x 1cm) com volume compatível com o experimento desejado ou em tubos Eppendorf (1,5 mL), com volume máximo de 500 uL. Uma prévia conversa com os técnicos antes da primeira análise é altamente recomendada.