USP
Universidade de São Paulo

CONTADOR DE CINTILAÇÃO

Responsável: Profa. Dra. Carla Columbano de Oliveira

Técnico: Alexandre Sanchez 

Local que está Instalado: Bloco 12 inferior – Sala de Radioativos  (acesso pela sala de lavagem de material, corredor à esquerda da sala 1202)

Acesso: 
Requer senha individual para entrada na sala. O cadastramento da senha deve ser feito pessoalmente, após contato prévio por e-mail com o técnico Alexandre Sanchez (e-mail:mailto:isotopos@iq.usp) . 

Como usar:  A operação do cintilador deve seguir rigorosamente as instruções detalhadas no manual de operação disponível na Sala de Radioativos .  Usuários iniciantes devem fazer um pré-treinamento com o técnico responsável ou com um usuário avançado. Qualquer problema de mau funcionamento ou uso indevido do equipamento deve ser imediatamente notificado ao técnico responsável.  O material necessário para uso do cintilador (líquido de cintilação e vials) deve ser providenciado pelo usuário. Especificações destes materiais podem ser obtidas com o técnico responsável. Os dados do usuário, número de amostras, inicio e término do uso devem ser obrigatoriamente informados no caderno de registros ao lado do equipamento.  

Quais são as funcionalidades:
 Contador de Cintilação Líquida QuantaSmart, modelo B2910TR para medição de CPM (Contagens por Minuto) ou DPM (Desintegração por Minuto) de emissões de trítio, carbono-14, fósforo-32 e iodo-125. 

Como deve ser feito o agendamento: 
Não há necessidade de agendamento prévio.  Porém no caso de usos prolongados (mais de 12 horas), deverá ser feita reserva prévia com o técnico responsável por email, telefone ou pessoalmente.