USP
Universidade de São Paulo

MICROSCÓPIO CONFOCAL

Responsável:  Prof. Robert Ivan Schumacher


Técnicos: Adriana Yamaguti Matsukuma e Wilton José da Rocha Lima 


Telefone: 3091-9043

Local que está Instalado: Bloco 9 inferior, sala 908

 

Acesso: é necessário o cadastramento de uma senha pessoal. Todos os alunos e professores podem solicitar sua senha individual. Deve ser feito pessoalmente, entrando em contato previamente por e-mail com um dos técnicos Adriana M. Yamaguti (e-mail: amatsuku@iq.usp.br ) ou Wilton J. R. Lima (e-mail: wjrlima@iq.usp.br ).

 

Quais são as funcionalidades:   Microscopia confocal é uma técnica utilizada para aumentar o contraste da imagem microscópica e construir imagens tridimensionais através da utilização de um orifício de abertura, pinhole, que permite uma grande definição de imagem em amostras mais espessas que o plano focal. Além disso, pode ser utilizada para ensaios in-vivo em tempo real (time series).


Características do Equipamento: 
O microscópio confocal do IQ é da marca Zeiss - modelo LSM 510-Meta.  Ele possui 4 lasers possibilitando a excitação da amostra nos  seguintes comprimentos de onda: 351nm, 364nm, 458nm, 477nm, 488nm,  514nm, 543nm e 633nm.  


Como deve ser feito o agendamento: 
No confocal o horário é agendado via site da Central Analítica.  O  docente tem que se cadastrar e o acesso é liberado em alguns dias pela  própria Central Analítica.


Necessita de Treinamento:  
Quando é solicitado o status de usuário avançado, o  treinamento é necessário e será agendado com os técnicos, além do aval  do Prof. Fábio Forti. O agendamento continua sendo feito pela página da Central Analítica.  Usuários comuns, continuam sendo atendidos pelos técnicos.