USP
Universidade de São Paulo

MICROSCÓPIO DE FLUORESCÊNCIA WIDEFIELD

 

microscopio_fluorescencia

Responsável:  Alexandre Bruni Cardoso

Telefone: 11 3091 9047

Local que está instalado: Bloco 10 inferior, sala 1013

 

Acesso: é necessário entrar em contato com o Prof. Alexandre Bruni por e-mail: brunicar@iq.usp.br para solicitar o cadastro como usuário. O link para o sistema de agendamento do equipamento é https://www.qreserve.com/r/site/QRF37645?iframe=undefined&portal=research

 

 

Quais são as funcionalidades:   o microscópio é completamente motorizado com troca de filtros, objetivas e posicionamento da amostra nos eixos X, Y e Z controlados por um software. O equipamento conta com um sistema de incubação que possibilita experimentos com células vivas. O sistema é também equipado com software de deconvolução capaz de reduzir a interferência do sinal de fluorescência fora de foco

 

Características do Equipamento: é um microscópio de fluorescência widefield DMi8 da Leica equipado com objetivas de 10, 20, 40 e 63x (NA= 1.4) e filtros que permitem a visualização de amostras corados com DAPI, FITC, TRITC (e fluoróforos com espectro similares) ou expressando GFP e CFP.

 

Como deve ser feito o agendamento: após solicitação de credenciamento, o usuário deve receber treinamento e se registrar no site www.qreserve.com onde pode ser encontrado o calendário com os horários disponíveis.

 

Necessita de Treinamento:  somente usuários previamente treinados podem utilizar o equipamento. Os treinamentos são realizados através de cursos de curta duração oferecidos pelo fabricante ou através de interações diretas com a equipe do Prof. Alexandre.