USP
Universidade de São Paulo

Departamento de Bioquímica

Bem-vindo ao Departamento de Bioquímica do Instituto de Química!

 

No Departamento de Bioquímica são desenvolvidas pesquisas científicas para melhor entender o funcionamento molecular da vida e para dissecar processos biológicos complexos, empregando abordagens multidisciplinares que combinam fundamentos de Química, Biologia, Física e Matemática e Computação. As áreas de pesquisa do Departamento englobam Sinalização Celular, Expressão Gênica, Microbiologia Molecular, Biologia Estrutural, Enzimologia, Neurociência, Membranas Biológicas, Bioinformática, Genômica, Transcritômica, Proteômica e Ensino de Bioquímica. Doenças como câncer, diabetes e obesidade estão entre os temas de estudo dos pesquisadores do Departamento, além de doenças causadas por parasitas tropicais e bactérias. O Departamento é a sede do Centro de Processos Redox em Biomedicina (CEPID Redoxoma), uma rede multidisciplinar de pesquisadores focados na investigação de processos redox em sistemas biológicos. Também sedia o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Biologia Computacional e Genômica (NUBIC).

O Departamento é o lugar de trabalho de pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente e conta, atualmente, com 42 docentes que ensinam e pesquisam temas da Bioquímica e na Biologia Molecular. Ao longo de 45 anos, os grupos de pesquisa do Departamento têm atraído financiamento de fontes nacionais e internacionais que garantiram a consolidação de uma forte infraestrutura de pesquisa. Vários membros do Departamento de Bioquímica receberam importantes prêmios de reconhecimento científico nacional, criando uma tradição de excelência acadêmica.

O Departamento recebe alunos de pós-graduação, pós-doutores e pesquisadores visitantes de países do mundo inteiro, criando uma atmosfera multinacional e multicultural nos seus corredores e laboratórios, enriquecendo as atividades de ensino e pesquisa que acontecem no Instituto de Química, que é verdadeiramente um centro de pesquisa de prestígio internacional! Ao longo de seus 45 anos de existência, os egressos do Departamento se distinguiram como cientistas e professores em instituições brasileiras de ensino e pesquisa, em universidades estrangeiras ou como pesquisadores em empresas no setor biotecnológico.

O Programa de Pós-graduação em Bioquímica, atualmente com 140 alunos matriculados e consistentemente ranqueado entre os melhores no país, oferece educação e treinamento avançado para preparar os alunos para uma carreira independente em pesquisa e ensino. O Departamento também tem um forte programa de pós-doutorado, que atualmente envolve 50 jovens cientistas oriundos de todas as regiões do Brasil e do exterior. A iniciação científica é uma atividade de grande importância no Departamento, e dela participam alunos de graduação matriculados na USP e em várias outras Universidades.

Em associação com o Departamento de Química Fundamental, o Departamento de Bioquímica colabora com o gerenciamento do Curso de Graduação em Química. O currículo de graduação em Química oferece a possibilidade de obter uma especialização em Bioquímica e Biologia Molecular em que os alunos cursam disciplinas avançadas nas áreas de enzimologia, biologia estrutural, expressão gênica, transdução de sinais biológicas, bioinformática e processos redox biológicos, e tem a oportunidade de realizar estágios em nossos laboratórios de pesquisa.

Convidamos você a visitar as outras páginas em nosso website para aprender mais sobre o Departamento de Bioquímica e conhecer as oportunidades para se juntar a nós como estagiário de iniciação científica, pós-graduando, pós-doutor, pesquisador ou colaborador.