USP
Universidade de São Paulo

Graduação

O que é Química?

 

Química é a ciência que estuda a estrutura, propriedades e transformações de substâncias e materiais tão diferentes quanto células vivas e partículas subatômicas.

 

A pesquisa realizada pelos químicos pode ter um cunho estritamente básico e colaborador para a compreensão do mundo em que vivemos quer seja em áreas ligadas à biologia e bioquímica, onde nosso conhecimento atual da estrutura das moléculas permite a interpretação do modo de funcionamento e interação com o meio que as cerca, como também em certos campos da geologia, astronomia, física e engenharia.
Entretanto, a pesquisa em Química pode também ser direcionada para aplicações práticas, provendo a sociedade com um largo espectro de produtos os quais possibilitam o desenvolvimento da economia e da melhoria da qualidade de vida.
Neste contexto, é quase certo que determinados estágios de fabricação de novos produtos introduzidos no mercado contem com a participação e os esforços criativos de um químico.

 

Por que estudar no IQ-USP?

 

O Instituto de Química da USP (IQ-USP) ocupa uma área de 35.000m2 na Cidade Universitária, possui laboratórios modernos de ensino e pesquisa, uma Central Analítica que presta serviços à comunidade científica e empresas privadas e a melhor biblioteca de Química do país. Os docentes chefiam grupos de pesquisa que desenvolvem estudos em temas tais como desenho e síntese de novos materiais, mecanismos das transformações químicas, química ambiental, nanotecnologia, bioquímica, biologia molecular, biotecnologia, genômica, e ensino de Química e Bioquímica. O IQ-USP é referência nacional na Graduação em Química e oferece cursos nos períodos diurno e noturno, totalilzando 120 vagas (60 em cada período).

 

O estudante de graduação do IQ-USP tem amplas oportunidades de realizar estágios de iniciação científica nos laboratórios de pesquisa. Esses estágios fazem parte do projeto pedagógico dos cursos e muitos deles têm suporte financeiro (bolsas de estudo) de agências financeiras como FAPESP e CNPq. Como a Química é a base de um grande número de indústrias (muitas delas localizadas em São Paulo) e estas recrutam profissionais altamente qualificados, não é surpreendente que muitos de nossos alunos consigam rápida inserção no mercado de trabalho. Neste sentido, o IQ-USP mantém convênios com centenas de empresas e indústrias químicas, as quais recrutam os estudantes para programas de estágios e eventual efetivação. Também possuímos dezenas de convênios com escolas e cursinhos e nossos alunos são constantemente requisitados para atuar nestes estabelecimentos de ensino como plantonistas, estagiários e professores. A combinação de trabalhos práticos e teóricos, realizados numa instituição em que a constante evolução do conhecimento é meta prioritária, propicia ao estudante uma formação abrangente e elevada competitividade no mercado de trabalho.
A formação universitária plena exige além da apropriação de conteúdos inerentes ao objetivo do curso, uma vivência universitária em que atividades esportivas, acadêmicas e culturais também façam parte do dia-a-dia do estudante. No IQ-USP esta possibilidade é amplamente exercida por nossos alunos no Centro de Estudos Química Heinrich Rheinboldt (CA) e na Associação Atlética Acadêmica Ana Rosa Kucinski (AAAARK).

 

MENÇÃO HONROSA AO IQ

2016 

 

 

 

 

 

 

 

____________________________________________________________________________________________________________________
Instituto de Química da Universidade de São Paulo
Av. Prof. Lineu Prestes, 748, Sala 0620, Bloco 06 Inferior
Butantã – São Paulo – SP - CEP: 05508-000
Fone: (11) 3091.3879/3860
E-mail: scgrad@iq.usp.br

Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira

Das 13:30 às 20:00 horas