USP
Universidade de São Paulo

Programa de Bioquímica

O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica do Instituto de Química da USP iniciou-se em 1970, com o objetivo central de unir a pesquisa na fronteira do conhecimento em Bioquímica e Biologia Molecular e a formação de pesquisadores pós-graduados bem qualificados, competentes e capazes de desenvolver linhas de pesquisa independentes e inovadoras. É um programa de excelência em sua área, sendo avaliado pela CAPES com conceito máximo desde que o sistema brasileiro de avaliação de pós-graduação foi implantado.

 ​X-Tfi_structure

O programa inclui atualmente um corpo de aproximadamente 40 orientadores. Grande parte desses orientadores integra o corpo docente do Departamento de Bioquímica, do Instituto de Química da USP. O programa também inclui orientadores plenos do Instituto Butantan e Instituto Ludwig de Pesquisa Sobre O Câncer. Esses pesquisadores trabalham em um conjunto diverso de projetos de pesquisas relevantes nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular.

Estudantes provindos de diversos cursos de graduação e universidades distintas ingressam nos cursos de Mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto através do Exame de Ingresso. Após o ingresso os estudantes realizaram disciplinas e desenvolvem projetos de pós-graduação em laboratórios especializados, sob orientação de docentes credenciados. 

O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica é gratuito e a maioria dos estudantes recebe bolsas de agências de fomento como o CNPqCAPES e FAPESP.

 

O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica conta com uma infraestrutura que abrange cerca de 5000 m2 de áreas destinadas a cerca de 40 laboratórios de pesquisa independentes, liderados pelos orientadores do programa, além de áreas de apoio dentro do Instituto de Química, como o Biotério de Produção e Experimentação, a Biblioteca do Conjunto das Químicas, o Laboratório para Cristalização de Proteínas, a Central de Tratamento de Resíduos, a Seção Técnica de Informática e a Central Analítica.

 

Principais Dúvidas, favor acessar nossas FAQs