USP
Universidade de São Paulo

Como submeter propostas de Cursos de Extensão

 

 

Modalidades

Especialização – duração 360 h, alunos graduados

Aperfeiçoamento – duração 180 h, alunos graduados

Difusão – carga horária a ser definida, público a ser definido

Procedimentos:

Para todos os Cursos, o processo deve ser aberto no Departamento para aprovação (ver documentos abaixo).

  • Se aprovado, deverá ser submetido ao CTA para homologação;
  • Se homologado, deverá ser encaminhado à Comissão de Cultura e Extensão da Unidade (CCEx);
  • A CEU encaminha para a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU);
  • A PRCEU submete à aprovação do Conselho de Cultura e Extensão (CoCEx);
  • Após aprovação da CoCEx, o processo volta ao Departamento;
  • Após término do Curso, o Docente responsável informa ao Departamento a relação dos alunos aprovados com notas e freqüência e envia um Relatório;
  • O Processo é enviado pelo departamento para a PRCEU para que sejam expedidos os Certificados de Conclusão.

Documentos para proposta de Curso

  • Formulário próprio da PRCEU (a ser fornecido pelo departamento);
  • Projeto do Curso;
  • Nome do Coordenador e Vice-Coordenador (pertencentes à Unidade);
  • Nome dos professores externos à Unidade (ver normas a respeito).

Informações sobre o Projeto

  • Objetivo e público alvo;
  • Número de vagas e critério de seleção;
  • Requisitos e procedimento de inscrição;
  • Programa;
  • Carga horária e duração;
  • Freqüência mínima exigida;
  • Critérios de aprovação;
  • Nomes e atribuições de cada docente da Unidade (deverão ministrar pelo menos 50% da carga horária);
  • Currículos dos docentes externos à Unidade;
  • Nome dos monitores;
  • Nomes dos funcionários participantes;
  • Proposta financeira;
  • Outras informações pertinentes.

Proposta financeira

  • Orçamento para o Curso - custeio: reagentes, manuais, xeróx etc;
  • Pró-labore para docentes, funcionários, monitores etc;
  • Taxas de inscrição (quando previsto). O valor fica a critério do Coordenador do Curso. As taxas são cobradas na Unidade;
  • Do total arrecadado, serão recolhidos 5% para Órgãos Centrais da Reitoria que os repassarão à PRCEU;
  • As Unidades poderão recolher 10% do total arrecadado;
  • Após a retirada das percentuais, o total restante será utilizado para o custeio do Curso e pró-labores.