USP
Universidade de São Paulo

Linhas de Pesquisa

LINHAS DE PESQUISA

 

a) Materiais

b) Instrumentação

c) Biotecnologia

d) Ciências ambientais

 

DESCRIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE CADA LINHA DE PESQUISA

a) Materiais

Desenvolvimento de novos materiais. Estudo de propriedades físico-químicas, fotoquímicas e fotofísicas de classes de compostos orgânicos e inorgânicos, de processos eletródicos e materiais condutores. Estudo de propriedades térmicas de materiais de interesse tecnológico, biológicos, fármacos e cosméticos, com finalidades de caracterização qualitativas e quantitativas. Caracterização de agregados supramoleculares. Estudar receptores de neuropeptídeos e neurotransmissores na diferenciação de células-tronco embrionárias. Estudo de isomeria conformacional e interações eletrônicas, relações quantitativas de estrutura e reatividade e investigações multitécnicas de solventes e soluções micelares. Estudos físico-quimicos de soluções de tensoativos e colóides de superfícies e de macromoléculas.

b) Instrumentação

Desenvolvimento, estudos de caráter fundamental e aplicações de técnicas visando análises químicas qualitativas e quantitativas.

c) Biotecnologia

Avaliar parâmetros relacionados às interações entre macromoléculas sintéticas e naturais e seu papel relevante no desenvolvimento de novos materiais para aplicação em tecnologia e na engenharia de materiais. Planejamento, síntese, caracterização estrutural e estudo da reatividade de complexos de metais de transição, visando aplicação em química medicinal e/ou farmacologia.

d) Ciências ambientais

Caracterização química e estudos para elucidação de mecanismos de reações em sistemas ambientais. Estudo de mecanismos e aplicações de quimioluminescência e bioluminescência. Desenvolvimento e/ou aplicações de métodos analíticos visando à determinação total e análise de especiação de espécies estáveis e reativas.