USP
Universidade de São Paulo

Matrícula

ORIENTAÇÕES – MATRÍCULA 2º SEMESTRE DE 2016

Quando?

MATRÍCULA:

1ª INTERAÇÃO: 22 a 28/06/2016

2ª INTERAÇÃO: 07 a 14/07/2016

RETIFICAÇÃO E REQUERIMENTOS: 27/07 a 05/08/2016

Onde?

Matrícula: Disciplinas Obrigatórias/ Optativas:Online – Via Júpiter Web (https://uspdigital.usp.br/jupiterweb), link: Matrícula – Fazer Matrícula (durante o período das interações.

Retificação de Matrícula: Formulário online – Via site do IQ/Graduação, no período de retificação.

Requerimentos: Somente online - Via Júpiter Web, no período de retificação.  

Como?

REGRAS PARA MATRÍCULAS E REQUERIMENTOS:

 Matrícula: O aluno deverá inscrever-se em uma das interações, de preferência na 1ª, para participar da seleção das disciplinas/turmas de seu Período Ideal e dar às Unidades noção mais precisa da demanda por vagas.

Deverá matricular-se em, no mínimo, 12 créditos no semestre (Regimento Geral da Universidade de São Paulo), excetos os casos nos quais o aluno não deve mais disciplinas obrigatórias e/ou optativas. OBSERVE ATENTAMENTE O HORÁRIO DA TURMA ESCOLHIDA.

Ficou decidido na 230º reunião da CG em 20/09/2013 que, todo aluno matriculado em menos de 12 créditos após o período de Retificação, excetos os casos citados acima, que não se justificar junto a Seção de Graduação, terá a matrícula excluída naquele semestre.

OBS 1: Para que as disciplinas optativas oferecidas ao curso de Bacharel em Química apareçam na matrícula é necessário solicitar a abertura da habilitação Bacharelado, junto a Seção de Graduação, pois apenas o Núcleo Geral é aberto ao ingressar no curso.

Disciplinas optativas que não aparecerem durante o período de matrícula deverão ser solicitadas no período de retificação, através de requerimentono Júpiter Web.

OBS 2: Ao se matricular nas disciplinas de Iniciação Científica (4604400 ou 4604500) é necessário preencher o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO, que se encontra no site do IQ.

link: http://www3.iq.usp.br/paginas_view.php?idPagina=450

Esse formulário deve ser entregue na Seção de Graduação, impreterivelmente, até uma semana após o início das aulas (08/08/16).

OBS 3: Somente os alunos que realizarem a matrícula em uma das interações é que poderão fazer a retificação da matrícula posteriormente.

Retificação: Na retificação de matrícula o aluno poderá incluir ou excluir disciplinas, desde que tenha se matriculado em uma das Interações de Matrícula (lembrando que não é permitido ficar com menos de 12 créditos). A retificação deve ser feita por meio do preenchimento do formulário eletrônico que será disponibilizado no site da Graduação e também enviado através do e-mail USP no período indicado para tal.

Requerimentos: Necessários apenas nos casos em que o aluno deseja cursar uma disciplina que não pertence a sua grade curricular, por exemplo, por motivo de substituição de uma disciplina obrigatória ou para cursar uma disciplina optativa que não apareceu durante o período de matrícula. Escolher a opção que melhor atenda a necessidade. Por exemplo:

Cursar disciplina em substituição: Escolher no Júpiter o item “cursar disciplina equivalente em substituição” e na justificativa: “Solicito cursar a disciplina XXX em substituição a disciplina obrigatória YYY pelo motivo...”

 

Conflito de Horário:Por decisão da CG, a partir de 2013 não será mais permitido cursar disciplinas com conflito de horário.

OBS: Durante o período de Retificação de Matrícula consulte sua matrícula no Júpiter Web, link: RESUMO ESCOLAR, para verificar se há divergências nas disciplinas solicitadas e se todas estão com Status MA (matriculado), caso contrário, entre em contato com a Seção de Graduação urgentemente. Não é possível alterar a matrícula após esse período.

 Eventuais dúvidas sobre o processo de matrícula poderão ser esclarecidas no site: https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/grdMatriculainterativa.jsp ou na Seção de Graduação.

Graduação IQ/USP
Fone: 3091-3879   Fone/Fax: 3091-3860
http://www2.iq.usp.br/graduacao/