USP
Universidade de São Paulo

Divulgação Científica no IQ

Estas atividades, no todo, atendem aproximadamente 2000 pessoas/ano, sendo estudantes do sistema escolar, graduandos e público geral. Principais ações:

1) Teatro Química em Ação (desde 1986). Divulga a química por meio do teatro nos eventos internos e externos. O Química em Ação se apresenta em eventos internos e em escolas públicas (1000 estudantes/ano). Saiba mais.

2) Ações em Museus: Na Estação Ciência houve em 2011 a exposição Química para um Mundo Melhor, principal ação do Ano Internacional da Química em São Paulo (45000 visitas). No Museu de Ciências destaca-se o projeto Memória USP.

3) Semana da Química do IQ-USP:

A Semana da Química é um evento anual (250 participantes/ano) organizado por alunos de graduação com apoio da CCEx. A programação inclui palestras, debates e minicursos. Saiba mais.

4) Olimpíada Paulista da Química (OQSP): A Olimpíada de Química de São Paulo (OQSP) é a principal ação de difusão da Química no Estado de São Paulo. Coord. por docente do IQ-USP, envolve milhares de estudantes de ensino médio anualmente. De 2010 a 2014, estudantes vencedores da OQSP conseguiram medalhas de bronze na Olimpíada Mundial, e de ouro e prata na Ibero-americana. Saiba mais.

5) Projeto Laboratório Aberto (desde 1991): As escolas podem agendar uma visita para a realização de uma “Oficina Temática”, ou seja, um conjunto de atividades experimentais sobre temas científicos de relevância social, como água, polímeros, alimentos ou Química Ambiental. Essas oficinas têm duração de 3 h e são os próprios estudantes que realizam os experimentos acompanhados por nossos monitores. Saiba mais em: http://gepeqiqusp.wixsite.com/gepeq/laboratrio-aberto