USP
Universidade de São Paulo

Cursos de Graduação

Os cursos de Química do IQ/USP, períodos Integral e Noturno, fazem parte de uma carreira única para fins de ingresso no vestibular FUVEST, carreira: Química – Bacharelado e Licenciatura. Os cursos disponibilizam 60 vagas/ano em período integral e outras 60 vagas/ano no período noturno. Eles possibilitam ao aluno a obtenção do diploma de Bacharel em Química e/ou Licenciado em Química. O aluno que optar pelo curso de Bacharelado em Química também pode agregar conhecimento em uma determinada ênfase ou atribuição tecnológica.

De acordo com o período (Integral ou Noturno), os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química oferecem as seguintes opções formativas:

Curso: Bacharelado e Licenciatura em Química – Integral

• Licenciatura em Química

• Bacharelado em Química

• Bacharelado em Química com Ênfase em Bioquímica e Biologia Molecular

• Bacharelado em Química com Ênfase em Química Tecnológica

• Bacharelado em Química com Ênfase em Biotecnologia

Curso: Bacharelado e Licenciatura em Química - Noturno

•          Licenciatura em Química

•          Bacharelado em Química

•          Bacharelado em Química com Ênfase em Química Ambiental

Serão emitidos dois diplomas diferentes: o de Bacharel em Química e o de Licenciado em Química. As opções que complementam o Bacharelado são certificadas por meio de documento emitido a parte.

Observa-se que Bacharelado em Química, os Bacharelados em Química com Ênfase em Bioquímica e Biologia Molecular, com Ênfase em Química Ambiental, com Ênfase em Química Tecnológica, com Ênfase em Biotecnologia e a Licenciatura em Química, são consideradas modalidades do Curso de Química a serem escolhidas pelo aluno a partir de um determinado semestre letivo, e constituem-se em um aprofundamento na formação em determinadas áreas da Química. A opção pelo Bacharelado em Química (sem ou com as Ênfases em Química Tecnológica, em Biotecnologia ou em Bioquímica e Biologia Molecular) deve ser realizada a partir do 5o (quinto) semestre. No caso do Bacharelado em Química com Ênfase em Química Ambiental, esta escolha se dá a partir do 6o (sexto) semestre.

A opção pelo curso de Licenciatura em Química se dá preferencialmente no segundo semestre do curso, tanto para alunos do período Integral quanto para alunos do período Noturno. Para ingressar no curso de Licenciatura o aluno deve se matricular em uma das disciplinas de Iniciação à Licenciatura, como as disciplinas de Introdução aos Estudos da Educação da FEUSP, ou ainda, nos semestres seguintes aos apontados acima na disciplina QFL1701 – Introdução ao Ensino de Química. Alternativamente a opção pela licenciatura pode ser feita em qualquer semestre do curso de graduação, mesmo para alunos que já tenham obtido o título de Bacharel e ocorre no momento em que o aluno efetiva sua matrícula em uma das disciplinas citadas acima ou em qualquer outra disciplina específica do curso de Licenciatura.

Desta forma, não se exige que o aluno opte pelo curso de Licenciatura e consequentemente pela carreira no magistério já no momento de inscrição no vestibular, permitindo que a opção profissional por esta carreira se dê em um momento em que o aluno já tenha tido a oportunidade de melhor conhecer o curso e de melhor refletir a respeito de sua formação e futura atuação profissional. No entanto, este ingresso posterior não implica em prejuízo da qualidade do professor formado muito menos em prejuízo no tempo necessário para a formação do aluno que já tenha decidido pelo magistério antes mesmo de ingressar na universidade. 

Esta estrutura permite uma total flexibilidade para que o aluno escolha entre as diferentes opções de cursos que o IQ oferece, independentemente dos períodos (integral e Noturno) a que está matriculado. Assim, um aluno do período noturno poderá fazer, por exemplo as disciplinas das Ênfases em Química Tecnológica ou em Bioquímica e Biologia Molecular, sem que tenha que pedir transferência de curso. Já um aluno do período integral também poderá fazer facilmente as disciplinas específicas da ênfase em Química Ambiental. Isto permite que o aluno escolha sua área de atuação em um momento de maior maturidade e conhecimento sobre as diferentes atuações profissionais possíveis.