USP
Universidade de São Paulo

Edital Aluno Regular

Instituto de Química – USP

Abertura de Edital para o Programa de Química

O Coordenador da Comissão Coordenadora do Programa de Química do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Thiago Regis Longo Cesar da Paixão, faz público que estarão abertas no período de 10 de outubro de 2016 a 13 de janeiro de 2017 as inscrições para o Exame de Seleção de Candidatos ao Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto junto ao Programa de Pós-Graduação em Química. Endereço da secretaria de pós-graduação: Av. Prof. Lineu Prestes, 748, Bloco 06 Superior, sala 669 - CEP: 05508-000 Secretaria de Pós-Graduação.

Inscrições apenas pelo site http://www.iq.usp.br/posgraduacao/sistema/ até o dia 13 de janeiro de 2017 às 23:59 horas. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (011) 3091.3844 ou pelo e-mail: secpos@iq.usp.br.

O Exame de Seleção será realizado em São Paulo no dia 06 de fevereiro de 2017 no Instituto de Química, Av. Prof. Lineu Prestes, 748, no Bloco 06, das 09h00min às 13h00min (Horário de Brasília). Além de São Paulo, o exame será também realizado nesta mesma data em: Amargosa (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Argentina (Universidade Nacional de Córdoba), Chile (Universidad de Tarapacá), Colômbia (Universidad de Antioquia – Medellín e Universidad Nacional de Colômbia – Bogotá), Cuba (Instituto Superior de Tecnologías y Ciencias Aplicadas - Havana), Fortaleza (Universidade Federal do Ceará), Manaus (Universidade Federal do Amazonas e Universidade do Estado do Amazonas), Maringá (Universidade Estadual de Maringá), Peru (Universidad Nacional de Ingeniería), Portugal (FCT/UNL - Caparica), Recife (Universidade Federal do Pernambuco), Santa Maria (Universidade Federal de Santa Maria), Teresina (Universidade Federal do Piauí, Teresina) e Rio Parnaíba (Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba).

Não serão aceitas inscrições fora do prazo.

I – Para Inscrição de Candidatos ao Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto.

Inscrições no site http://www.iq.usp.br/posgraduacao/sistema/ até o dia 13 de janeiro de 2017 às 23:59 horas.

II – Documentos para matrícula de Candidatos ao Mestrado e Doutorado Direto.

2. Documentos Pessoais:

a) Cópia da Cédula de Identidade;

b) Cópia do CPF;

c) Cópia do Título de Eleitor, juntamente com certidão de quitação eleitoral;

d) Cópia do Certificado Militar (quando do sexo masculino);

e) Cópia da Certidão de Nascimento ou cópia da Certidão de Casamento;

f) Uma fotografia 3x4 recente.

3. Documentos acadêmicos:

a) Cópia do Histórico Escolar de Graduação;

b) Cópia do Diploma (frente e verso) ou do Certificado de Conclusão da Graduação com data da Colação de Grau;

c) Declaração de aceite do(a) Orientador(a)

OBS: Anexar a cópia da documentação exigida no ato da inscrição, devendo apresentar os originais para conferência no ato da matrícula.

III – Documentos para matrícula de Candidato ao Doutorado (com título de Mestre)

4. Documentos Pessoais:

a) Cópia da Cédula de Identidade;

b) Cópia do CPF;

c) Cópia do Título de Eleitor, juntamente com certidão de quitação eleitoral;

d) Cópia do Certificado Militar (quando do sexo masculino);

e) Cópia da Certidão de Nascimento ou cópia da Certidão de Casamento;

f) Uma fotografia 3X4 recente

5. Documentos acadêmicos:

a) Cópia do Histórico Escolar de Graduação;

b) Cópia do Diploma (frente e verso) ou do Certificado de

Conclusão da Graduação com data da Colação de Grau;

c) Cópia do Histórico Escolar do Mestrado;

d) Certificado de Conclusão Homologado pela CPG do Curso de Mestrado ou Diploma do Mestrado;

e) Entregar Exemplar da Dissertação Impressa na Secretaria de Pós-Graduação (Não anexar essa cópia no site de inscrição);

f)  Cópia do Parecer da Avaliação da CAPES (do período do mestrado);

g) Declaração de aceite do(a) Orientador(a).

OBS: Anexar a cópia da documentação exigida no ato da inscrição, devendo apresentar os originais para conferência no ato da matrícula.

IV – Ingresso pelo GRE

Como alternativa ao Exame de Seleção, o candidato pode realizar o GRE Subject Test na área de Química (subject test: Chemistry, http://www.ets.org/gre/subject/about/content/chemistry). O GRE é oferecido em várias localizações nacionais e internacionais. Para ingressar no Mestrado ou Doutorado pelo GRE, o aluno deverá ter no mínimo uma pontuação de 670. O resultado do exame terá validade igual ao prazo estabelecido pelo ETS.

V – Das Provas:

- O Exame de Seleção para ingresso no curso do Programa de Pós-Graduação em Química é constituído de uma (01) fase. Essa fase única versa sobre uma prova escrita de conhecimentos gerais de Química. Serão considerados aprovados os candidatos com nota igual ou superior a 5,00 (cinco).                                                                                                 

VI – Conteúdo Programático do Exame:

- O conteúdo programático do exame escrito encontra-se publicado na página eletrônica

http://www3.iq.usp.br/paginas_view.php?idPagina=994

VII – Realização das Provas:

A prova será realizada no dia 06 de fevereiro de 2017 no Instituto de Química, Av. Prof. Lineu Prestes, 748, no Bloco 06, das 09h00min às 13h00min (Horário de Brasília).

Os alunos que farão a prova em cidades Brasileiras diferentes de São Paulo serão comunicados pela Secretaria de Pós-Graduação por e-mail sobre o local das provas e o responsável em aplicá-las. As provas serão realizadas no mesmo dia e horários indicados acima.

Os alunos que farão a prova fora do país serão comunicados pela Secretaria de Pós-Graduação por e-mail sobre o local das provas e o responsável em aplicá-las. As provas serão realizadas no mesmo dia e horários indicados acima.

VIII – Pagamento da Taxa:

- Taxa de inscrição isenta.

IX – Número de Vagas:

- Há 100 Vagas no Curso de Química.

X – Resultado do Exame de Seleção:

O resultado do exame será afixado na Secretaria de Pós-Graduação.

Os alunos que farão a prova fora de São Paulo deverão entrar em contato com a Secretaria via e-mail (secpos@iq.usp.br ou ccp@iq.usp.br).

XI – Validade da Aprovação no Exame de Seleção:

- A validade da aprovação no processo Seletivo, para efeito de matrícula no Programa, é de 03 (três) anos corridos a contar do Exame de Seleção no Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto.

XII – Para Revisão da Prova:

- O aluno tem 05 (cinco) dias para solicitar revisão após divulgação do resultado. As solicitações de revisão devem ser feitas por escrito na Secretaria de Pós-Graduação - IQ/USP (ou via e-mail, secpos@iq.usp.br ou ccp@iq.usp.br, para os candidatos que realizam prova fora de São Paulo).

XIII – Retirada da Documentação:

- Prazo para retirada da documentação para alunos não aprovados e desistentes: 20 dias após realização do exame.