USP
Universidade de São Paulo

Carmen Fernandez

Professor Associado - Departamento de Química Fundamental
Grupo PEQuim - Pesquisa em Ensino de Química
3091-3865 
 carmen@iq.usp.br

O nosso grupo PEQuim - Pesquisa em Ensino de Química - tem por foco a investigação sobre o conhecimento de professores de química. Embora o conteúdo específico tenha um papel de destaque dentre os conhecimentos dos professores, só o conteúdo não basta. O professor necessita, além de conhecimentos químicos, conhecimentos pedagógicos gerais, conhecimento do contexto e conhecimento pedagógico de conteúdo (PCK). O PCK é reconhecidamente o conhecimento que distingue um professor de química de um químico especialista, é específico para cada conteúdo e produzido em ação pelo professor levando em conta as dificuldades dos alunos, concepções alternativas, estratégias, analogias, experimentos, etc. que promovem uma melhor aprendizagem daquele conteúdo. Os projetos do grupo buscam documentar e analisar o PCK de professores de química e possibilidades de seu desenvolvimento. Investigamos professores de química em distintos contextos – licenciandos, estagiários, professores em serviço nos níveis fundamental, médio e superior. Nosso objetivo central é desenvolver conhecimento teórico sobre o PCK e os resultados podem contribuir para os currículos de cursos de formação de professores de química e subsidiar políticas públicas.

Website: http://sites.usp.br/pequim

 

Produção Científica

Currículo (Sistema Lattes - CNPq)

Currículo (Sistema Researcher ID)

 

CORTES Jr., L.P.; FERNANDEZ, C. A Educação Ambiental na formação de professores de Química: estudo diagnóstico e Representações sociais. Química Nova, v.39, n.6, p.748-756, 2016.

MAMLOK-NAAMAN, R.; RAUCH, F.; MARKIC, S.; FERNANDEZ, C. How to keep myself being a professional chemistry teacher. In: Ingo Eilks & Avi Hostein (Eds.). Teaching Chemistry – A Studybook: A Practical Guide and Textbook for Student Teachers, Teacher Trainees and Teachers. 1 ed. Rotterdam, The Netherlands: Sense Publishers, p. 269-297, 2013.

FERNANDEZ, C.; HOLBROOK, J.; MAMLOK-NAAMAN, R.; COLL, R. K. How to teach science in emerging and developing environments. In: Ingo Eilks & Avi Hostein (Eds.). Teaching Chemistry – A Studybook: A Practical Guide and Textbook for Student Teachers, Teacher Trainees and Teachers. 1 ed. Rotterdam, The Netherlands: Sense Publishers, p. 299-326, 2013.

GOES, L.F.; LEAL, S.H.L.; CORIO, P.; FERNANDEZ, C. Aspectos do conhecimento pedagógico do conteúdo de química verde em professores universitários de química. Educación Química, v. 24, n. E1, p. 113-123, 2013.

PEREIRA, P.G.E.M.; FERNANDEZ, C. Indícios do Modelo Integrativo no desenvolvimento do PCK em licenciandos em Química durante o estágio supervisionado. Revista de Educación en Ciencias, v.14, n.2, 74-78, 2013.

GIROTTO, Jr.,G.; FERNANDEZ, C. Following early career Chemistry teachers: the development of Pedagogical Content Knowledge from pre-service to a professional teacher. Problems of Education in the Twenty First Century, v.55, p.57-73, 2013.

 

NOVAIS, R.M.; FERNANDEZ, C. O acesso ao Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de ‘Cinética Enzimática’ de um professor do ensino superior a partir de narrativas sobre sua prática docente. Enseñanza de las Ciencias, v.Extra, p.3801-3806, 2013.

 

CASTRO, P. M. A.; SANTOS, M. R.; FERNANDEZ, C.; LEAL, S. H. B. S. . Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de uma professora de Química do Ensino Médio sobre Lei de Hess. Enseñanza de las Ciencias, v.Extra, p.739-743, 2013.

 

CORIO, P.; MAXIMIANO, F. A.;. PORTO, P. A.; FERNANDEZ, C. A organização da ciência Química na visão de graduandos: um estudo utilizando mapas estruturais. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.11, p.76-97, 2012.


FERNANDEZ, C. Teaching Chemistry in Brazil: one country, many realities. In: Markic, Silvija; Eilks, Ingo; di Fuccia, David; Ralle, Bernd (Eds.). Issues of Heterogeneity and Cultural Diversity in Science Education and Science Education Research. 1ed. Aachen: Shaker Verlag, 2012, v. 1, p. 107-119.

CASSIO, F.L.; CORDEIRO, D.S.; CORIO, P.; FERNANDEZ, C. . O protagonismo subestimado dos íons nas transformações químicas em solução por livros didáticos e estudantes de química. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 11, p. 595-619, 2012.


NERY, A. L. P.; LIEGEL, R. M.; FERNANDEZ, C. Fluorescence and Chemiluminescence: Teaching Basic Principles by Simple Demonstration Experiments. Chemical Education Journal, v. 13, p. 22, 2010.

CORIO, P.; FERNANDEZ, C. Teaching Chemistry in Brazil. In: Björn Risch. (Org.). Teaching Chemistry around the world. 1 ed. Berlim: Waxmann Verlag GMBH, v. 1, p. 45-66, 2010.

VAITEKA, S.; FERNANDEZ, C. Curriculum and teaching ideas of pre-service chemistry teachers in a context of educational reform in Brazil. Contemporary Science Education Research: Teaching. Ankara, Turkey: Pegem Akademi, p. 13-20, 2010.

PORTO, P. A.; CORIO, P.; MAXIMIANO, F. A.; FERNANDEZ, C. . The organization of Chemistry as conceived by undergraduated students - a study using concept maps. In: Tasar, M.F.; Çakmakc, G.i. (Org.). Contemporary Science Education Research: international prespectives. 1ed.Ankara: Pegem Akademi, 2010, v. 1, p. 161-166.

CORTES JUNIOR, L. P. ; CORIO, P.; FERNANDEZ, C. . As representações sociais de Química Ambiental dos alunos iniciantes na graduação em Química. Química Nova na Escola, v. 31, p. 46-54, 2009.

MAXIMIANO, F. A.; CORIO, P.; PORTO, P. A.; FERNANDEZ, C. . Química Ambiental e Química Verde no conjunto do conhecimento químico: concepções de alunos de graduação em Química da Universidade de São Paulo. Educación Química, v. XX, p. 398-404, 2009.

PORTO, P. A.; CORIO, P.; MAXIMIANO, F. A.; FERNANDEZ, C. Química Ambiental e Química Verde: como se integram às áreas tradicionais da química na visão de graduandos.. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 1526-1532, 2009.

TACOSHI, M. M. A. ; FERNANDEZ, C. O processo de avaliação no discurso de professores de Química em exercício. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 268-271, 2009.

FERNANDEZ, C.; BALDINATO, J.O.; TIEDEMANN, P.W.; BERTOTTI, M. Conceitos de Química dos Ingressantes nos Cursos de Graduação do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Química Nova v. 31, p. 1582-1590, 2008.

 NERY, A.L.P.; LIEGEL, R. M.; FERNANDEZ, C. . Um olhar crítico sobre o uso de algoritmos no Ensino de Química no Ensino Médio: a compreensão das transformações e representações das equações químicas. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, p. 587-600, 2007.