USP
Universidade de São Paulo

Guilherme Andrade Marson

Professor Doutor - Departamento de Química Fundamental
Ensino e Divulgação da Química
3091-3845 
 gamarson@iq.usp.br

Linha de Pesquisa: Novas Tecnologias da Informação e Comunicação para o Ensino e a Divulgação da Química 


Resumo

Meu trabalho se concentra atualmente em duas linhas de pesquisa:

Imagem pública e Divulgação da Química

Esta linha reúne ações dedicados ao estudo, implementação e avaliação de projetos de difusão do conhecimento científico em diversas esferas, quais sejam: a imagem pública da Química nos meios de comunicação, interação entre cientistas e a imprensa, ações de divulgação científica em espaços públicos, materiais para divulgação científica, capacitação de estudantes de graduação e pós-graduação no campo do engajamento público com a ciência, uso das novas tecnologias em ações de divulgação científica de ampla abrangência.

Aplicações Educacionais das Tecnologias da Informação e do Conhecimento

Esta linha reúne projetos dedicados ao desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino de Química, à estruturação de plataformas tecnológicas para este fim e ao estudo dos modos de utilização destas tecnologias para o ensino de Química, quais sejam: desenvolvimento de softwares educacionais, implementação da tecnologia como apoio a estratégias de ensino e aprendizagem, papel da visualização no ensino de Química. 

A produção associada as linhas inclui, além de produtos acadêmicos, produtos de natureza aplicada como patentes, softwares educacionais e o portais de divulgação da Química como o portal Química Nova Interativa (http://qnint.sbq.org.br).

Tais linhas são integradas a ações como o “pH do Planeta” (http://qnint.sbq.org.br/agua), encampada no Ano Internacional da Química e a projetos dedicados ao ensino de graduação.

 

Summary

New Information and Communication Technologies for Education and Public Engament with Chemistry 

My current work is focused on two thematic lines:


Public Image of Chemistry and Public Engagement with Chemistry

This line congregates projects dedicated to studying, implementing and evaluating public engagement actions in different spheres, such as: public image of chemistry in the media, interactions between scientists and journalists, chemical divulgation in public places, materials for the divulgation of chemistry, training of graduate and undergraduate students in the field of public engagement with science, using novel Technologies in wide-range chemical divulgation actions.

Educational Applications of Novel Information and Communication Technologies

This line congregates projects dedicated to the development of learning objects for chemical education, to the construction of technological platforms, to the study of issues concerning the ways by which these technologies are used for chemical teaching, that is: development of education al softwares, implementation of technology as a scaffold for teaching and learning strategies, the role of visualization in chemical education.

The production associated to these lines include, besides the academic products, applied products such as patents, educational softwares and web portals for the divulgation of chemistry (see for instance http://qnint.sbq.org.br). 

These lines are also integrated to actions such as the Brazilian Edition of the Global Water Experiment (http://qnint.sbq.org.br/agua). 

 

Produção científica

Curriculo (Sistema Lattes - CNPq)

Curriculo (Sistema Researcher ID)

 

  1. TERUYA, L.C.; ARROIO, A.; MARSON, G.A.. Trends in visualization in chemistry teaching. Revista de Educacion de las Ciencias, v. 15, p. 22-25, 2014.
  2. TERUYA, L. C.; FERREIRA, C.R.; ARROIO, A.; MARSON, G. A.. VISUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: APONTAMENTOS PARA A PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS EDUCACIONAIS. Química Nova (Impresso), v. 36, p. 561-569, 2013.
  3. MARSON, G.A.; GALEMBECK, EDUARDO; ANDRADE, J.B.. Química Nova Interativa - QNInt - o portal do conhecimento da SBQ: conectando ciência e educação. Química Nova (Impresso), v. 36, p. 484-488, 2013.
  4. TERUYA, L.C.; REZENDE, C.M.; VIANNA, M. H.; MARSON, G.A.. IMAGEM PÚBLICA E DIVULGAÇÃO DA QUÍMICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES. Química Nova (Impresso), v. 36, p. 1561-1569, 2013.