USP
Universidade de São Paulo

Claudiana Lameu

Professor Doutor - Departamento de Bioquímica
Laboratório de Estudos dos Mecanismos Moleculares da Metástase
2648-1427 
 claulameu@usp.br

 

   O grupo de pesquisa do LEM3 investiga os mecanismos utilizados pelas células tumorais para disseminar do local de origem até atingirem outros tecidos do organismo e formarem metástase. Processo responsável por mais de 90% da mortalidade associada ao câncer. O projeto atual financiado pela FAPESP “Estudo dos Mecanismos de Metástase de Tumores Infantis para a Medula Óssea” baseia-se na hipótese que as cancer stem cells (CSCs), células análogas a células-tronco normais são células resistentes a terapias atuais e podem ficar em estado de latência por períodos prolongados, por isso seriam responsáveis pela recorrência local e a metástase. Investigamos a influência dos sistemas cinérgico, purinérgico e nitrérgico na manutenção de CSCs na massa tumoral do neuroblastoma. Trabalhos publicados por nosso grupo mostram que esses três sistemas estão intimamente envolvidos na regulação da diferenciação de  células-tronco normais, e também nos processos metastáticos. Com esse estudo o LEM3 pretende revelar alvos moleculares que inibem as vias metastátcas para o desenvolvimento de novos protocolos terapêuticos associando terapias inovadoras com a quimioterapia e radioterapia convencional para prevenção da disseminação de neuroblastoma de células tumorais para a medula óssea.

   O grupo também investe esforços no entendimento da caquexia para o desenvolvimento de um fármaco efetivo para prevenir e/ou tratar essa comorbidade associada ao câncer. A caquexia é uma síndrome complexa caracterizada pela excessiva perda de peso corporal. A caquexia do câncer atinge 60% a 80% dos pacientes, levando cerca de 22% deles a morte. Pacientes caquéticos têm baixa resposta à terapia e desfecho clínico ruim. Infelizmente, a caquexia não pode ser revertida com uma ingestão de altas calorias e, pior ainda, não há tratamento padrão para essa condição. Diante disso, são necessárias novas pesquisas para encontrar métodos preventivos e terapêuticos para a caquexia e melhorar a qualidade de vida dos pacientes e resposta aos tratamentos antitumorais.

 

Linhas de Pesquisa

 

 OBJETIVOS do LEM3: Identificar fatores e mecanismos que interferem na metástase e comorbidades do câncer para melhorar terapias atuais em um futuro próximo.

 

 

 

 

Prêmios