USP
Universidade de São Paulo

Ivano Gebhardt Rolf Gutz

Professor Titular - Departamento de Química Fundamental
Química Analítica Instrumental
3091-2150 
 gutz@iq.usp.br

Palavras-chave: Química Eletroanalítica, Instrumentação Analítica, Técnicas Eletroquímicas e Espectroeletroquímicas, Sistemas Analíticos em Fluxo e Microfluídicos, Lab-on-a-Chip, Sensores Químicos, Química Analítica Ambiental.

Para mais informações, consulte: Página do Prof. Gutz (IQ-USP); Grupo de Pesquisa (IQ-USP); Admissão de estudantes (IQ-USP); Página da Academia Brasileira de Ciências; Perfil do Prof. Gutz (Revista Espaço Aberto - USP).

 

Produção Científica

Currículo (Sistema Lattes - CNPq)

Currículo (Sistema Google Scholar)

Currículo (Sistema Researcher ID)

 

Formação e Carreira

Atividades de ensino, pesquisa e extensão no IQ-USP

  • Leciona no IQ-USP desde 1978, tendo oferecido 15 disciplinas diferentes para estudantes de graduação de cursos de química, farmácia e bioquímica e de engenharia.
  • Ministra aulas de pós-graduação desde 1979, tendo atuado em 6 disciplinas distintas.
  • Orientou (até 2015) 24 alunos de Iniciação Científica, 16 teses de doutorado e 21 dissertações de mestrado e supervisionou quatro pós-doutoramentos, afora co-orientações.
  • Suas pesquisas em Química Analítica Instrumental abrangem, principalmente: criação, desenvolvimento e miniaturização de dispositivos (sensores, eletrodos, amostradores, extratores, células, etc.) e sistemas analíticos, preferencialmente em fluxo ou microfluídicos e baseados em técnicas eletroquímicas (amperometria, voltametria, eletroforese capilar, etc.), espectroeletroquímicas e suas combinações, integração das etapas de amostragem, acumulação, processamento fotoeletrocatalítico, separação e detecção em sistemas totais de análise química, com interesse também em TAS e "lab-on-a-chip".
  • As publicações e patentes trazem exemplos de aplicação da instrumentação analítica desenvolvida: monitoramento de certas espécies reativas da atmosfera, análise de traços de metais em amostras ambientais, análise princípios ativos em medicamentos, análise de ar exalado por pacientes com insuficiência cardíaca, estudos de equilíbrio de complexos, adsorção e fotodegradação.
  • Compõe, com os colegas Lúcio Angnes (seu primeiro doutorando, hoje Prof. Titular) e Claudimir L. do Lago (Prof. Titular) o Grupo de Pesquisa em Química Analítica Instrumental
  • É autor do programa CurTiPot para simulação e análise de curvas de titulação potenciométrica,cálculos de pH e equilíbrios ácido-base, do qual mais de 150 mil cópias foram extraídas por interessados de mais de 100 países, incluindo estudantes e/ou docentes de mais de 200 universidades. 
  • Atendeu a mais de cento e vinte convites para proferir palestras e conferências, inclusive plenárias e key-note lectures no exterior.
  • Já na década de 1990, coordenou comissão do IEA-USP e representou a USP em fóruns de mudanças globais e desenvolvimento sustentável.
  • Coordena, desde 1997, a Olimpíada de Química do Estado de São Paulo - OQSP.
  • Compôs ou dirigiu mais uma centena de órgãos colegiados, comissões, grupos de trabalho e diretorias de entidades (SBQ, ABQ, ACIESP) e, por cinco biênios, foi chefe ou vice-chefe do Departamento de Química Fundamental do IQ-USP.