USP
Universidade de São Paulo

Maria Eunice Ribeiro Marcondes

Professor Doutor - Departamento de Química Fundamental
ENSINO DE QUÍMICA / GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA GEPEQ IQUSP
3091-9196 
 mermarco@iq.usp.br

Resumo

O GEPEQ IQUSP tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino de química, entendendo que esse ensino pode favorecer o desenvolvimento cognitivo dos estudantes e a formação de cidadãos mais conscientes. O GEPEQ apresenta quatro linhas de trabalho: produção de material didático para o ensino médio, considerando conhecimentos contextualizados e a promoção de competências; formação continuada de professores; divulgação científica; pesquisa em ensino de química (Programa de Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências - IF, IQ e FE, USP).

Trabalhos em andamento: elaboração do material instrucional "Interações e Transformações -química para o ensino médio"; desenvolvimento, aplicação e avaliação de oficinas temáticas experimentais para alunos do ensino médio visando o estabelecimento de relações entre a ciência, a tecnologia, o ambiente e a sociedade (CTSA).

 

Linhas de pesquisa:

- Ensino e Aprendizagem de Química - Compreensão da aprendizagem de conteúdos químicos específicos e das interações cognitivas em sala de aula, tendo em vista a formação de conceitos, tanto em situações de ensino cotidianas das salas de aula do ensino médio, quanto em situações em que são aplicadas sequências de ensino elaboradas por nosso grupo, com base em referenciais teóricos de vertentes construtivistas. Investigação das interações dialógicas em sala de aula, procurando conhecer as habilidades cognitivas demandadas em atividades de ensino que apresentam características investigativas. 
- Formação inicial e continuada de Professoresre - Investigação das concepções dos docentes sobre o ensino e a aprendizagem de Química e de Ciências, sobre suas práticas pedagógicas e as demandas curriculares atuais. Investigação sobre as crenças e práticas de professores sobre atividades experimentais de natureza investigativa, sobre perspectivas CTSA e de alfabetização científica. Estudos focando como os professores de Química elaboram planos de aula e atividades experimentais de natureza investigativa e propõem questões tendo em vista o desenvolvimento de habilidades cognitivas de ordens mais altas. Investigações sobre grupos colaborativos de professores de química e seu reflexo no o desenvolvimento profissional e na aprendizagem dos alunos.

 

Produção científica

Curriculo (Sistema Lattes - CNPq)

Curriculo (Sistema Researcher ID)

 

1. SILVA, Erivanildo Lopes da; MARCONDES, M.E.R.. Materiais didáticos elaborados por professores de química na perspectiva CTS: uma análise das unidades produzidas e das reflexões dos autores. Ciência & Educação, v. 21, p. 65-83, 2015. 

2. MARTORANO, S.A.A.; MARCONDES, M.E.R.. Investigando a abordagem do tema Cinética Química nos livros didáticos dirigidos ao Ensino Médio a partir das ideias de Imre Lakatos. Acta Scientiae (ULBRA), v. 16, p. 114-132, 2014.

3. T Milaré; MARCONDES, M.E.R.; REZENDE, D.B.. On the Chemistry as taught at Elementary School through the analysis of a ninth-year Science notebook. Química Nova na Escola (Impresso), v. 36, p. 231-240, 2014. 

4. MARTORANO, S.A.A.; CARMO, M. P.; MARCONDES, M.E.R.. A História da Ciência no Ensino de Química: o ensino e aprendizagem do tema cinética química2014. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 9, p. 19-35, 2014. 

5. REZENDE, D.B.; MARCONDES, M.E.R.; MILARÉ, T.. Discutindo a Química do Ensino Fundamental Através da Análise de um Caderno Escolar de Ciências do Nono Ano. Química Nova na Escola (Impresso), v. 36, p. 231-240, 2014.