USP
Universidade de São Paulo

Paulo Alves Porto

Professor Associado - Departamento de Química Fundamental
HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO DE QUÍMICA
3091-1523 
 palporto@iq.usp.br

Homepage Principal

 

Resumo

Nossos interesses de pesquisa se relacionam com as possibilidades de aproximação entre a história da ciência e o ensino de química nos diferentes níveis. Diversos estudos sugerem que a abordagem histórica resulta em benefícios para a aprendizagem de ciências. Nesse sentido, nossa investigação se volta para as possibilidades de implementação e a avaliação de abordagens desse tipo no contexto brasileiro atual – considerando tanto o papel protagonizado pela história da ciência nas diretrizes curriculares nacionais, quanto as tendências atuais da historiografia da ciência. As investigações desenvolvidas pelo grupo podem ser reunidas em três grandes eixos: (i) estudos de casos em história da ciência; (ii) a história da ciência na formação de professores de química; (iii) análise da presença da história da ciência em materiais didáticos.

 

Summary

History of Science and Chemical Education - Our research is related to the interactions between history of science and the teaching of chemistry in high school and University levels. Several studies suggest that the historical approach may result in better science learning. Taking this into account, our research focuses on the possibilities of production and evaluation of didactic materials that include the historical approach. Moreover, we consider both the role played by the history of science in national science curricula, as well as the current trends in the historiography of science. Investigations developed by our group may be organized in three main research lines: (i) case studies in the history of science; (ii) history of science in the formation of science teachers; (iii) analysis of the history of science content in didactic materials.

 

 

Produção científica

Curriculo (Sistema Lattes - CNPq) 

Curriculo (Sistema Researcher ID)

  

1. LEITE, HELENA S.A.; PORTO, PAULO A.. Análise da abordagem histórica para a Tabela Periódica em livros de Química Geral para o ensino superior usados no Brasil no século XX. Química Nova (Online), v. 38, p. 580-587, 2015.

2. ROZENTALSKI, E.F.; PORTO, P.A.. Imagens de orbitais em livros didáticos de química geral no século XX: uma análise semiótica. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 20, p. 181-207, 2015.